quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Madrinha

Bem, antes de mais começo este post a dizer que nunca fiquei tão feliz com a palavra NEGATIVO. É um alivio tal que até tremi dos pés a cabeça! Achei graça ao fato do resultado ter sido dado por telefone e a secretaria não sabia bem se dizia aquilo com uma voz feliz ou uma voz triste. Enfim, já estou mais calma e posso voltar aos meus planos "normais".

Mas falando um pouco de outras coisas, queria dizer que estou também feliz por outro motivo: a chegada da minha amiga querida, que é como uma irmã para mim, que voltou da Inglaterra após quase 1 ano longe. É tão bom te-la por perto!!! É a madrinha (de coração) da minha filha e não podia ter escolhido alguem melhor (adoro-te mana!).

E aproveitando o assunto "madrinha", falo-vos de Batizados. Batizaram os vossos filhos? Se sim, porquê? Eu digo-vos já, não batizei nem pretendo batizar a minha e não é por não ser cristã, muito pelo contrário! Creio que hoje em dia o batismo tornou-se em apenas uma espécie de festa social e não exatamente em algo com sentido religioso. É claro que não posso generalizar esta frase pois acredito que ainda haja muita boa gente que realmente vai a fundo no significado desse ato religioso, mas a mim confunde-me quem nem ao menos crê em Deus batizar o filho. Porque o fazem? Pressão familiar? Tradição? Bem, eu nasci num lar católico, fui batizada, fiz a 1º comunhão e...fiquei por aí. Meu pai entretanto, através de outras pessoas e pela sua curiosidade nata, "mergulhou" em questões do âmbito religioso e após muitas reuniões, duvidas e leituras da Biblia decidiu mudar de rumo, por assim dizer, em busca de uma igreja onde pudesse aprender mais e não somente seguir uma tradição ou rituais pre estabelecidos (atenção, não quero com isto dizer que todo aquele que se diz católico é um mero espectador ou desinteressado nestes assuntos, pois estaria a ser injusta). Onde o estudo da Biblia fosse comum e a discussão saudavel da mesma um habito. Isto para dizer que a partir dos meus 10 anos vi-me noutro contexto religioso (muito embora nao goste de usar a palavra religião, nem religioso).



Agora voltando ao tema...há uma coisa importante que aprendi nisso tudo: a nossa fé não pode ser imposta por ninguém, nem escolhida por ninguém, logo - para mim - não faz sentido batizar um bebé que não tem opção de escolha já que o Batismo em si, supostamente, representa um ato publico da aceitação de Deus nas nossas vidas e de Jesus como seu filho que morreu para nos salvar. Como uma criança poderá ter essa noção? Não seria mais valido esperar que esta decidisse por si quando mais velha? De fato não entendo muito bem esta tradição católica neste aspeto e entendo ainda menos quem segue a tradição sem crer em Deus. Mas ainda bem que vivemos num mundo onde cada pessoa é única e tem liberdade para fazer as próprias escolhas! ;) Mas e então, volto a perguntar, batizaram (ou vão batizar?)? E porquê? É sempre interessante ler outras opiniões. Beijinhos!

6 comentários:

  1. Olá Susana! Vim cá ter depois de teres partilhado o teu blog no grupo e dou logo de caras com um post sobre o baptismo! ;)

    Eu devo fazer parte das pessoas que ainda baptiza por realmente acreditar. Vou baptizar o meu PJ no dia 7 de Abril, o mesmo dia em que eu própria fui baptizada há 28 anos. Se é uma imposição para ele? Talvez venha a ser, no futuro; talvez ele opte por mais tarde seguir outro rumo: tal como tão bem dizes, não é possível impor algo tão íntimo como a religião a ninguém. Mas para mim, faz sentido baptizá-lo. Aliás, sentir-me-ei mais segura quando o fizer. Se estou a ser egoísta a pensar assim? Não sei... Se vou fazer disto uma festa social? Não. Porque também a mim isso me faz confusão. Irão algumas pessoas muito próximas da família e duas amigas minhas. Nada mais. :)

    E aproveito para dizer: entendo tão bem o teu alívio com o negativo! Só de pensar que há apenas duas semanas passei eu pelo mesmo, até tremi!...

    BEijinhos e, se puderes, passa também pelo meu cantinho :)

    Beijinhos,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita :) Obrigada pelo teu comentário.
    Já agora fiquei curiosa, spq o batismo te dá segurança?
    E qual o teu cantinho querida? Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Susana, o meu cantinho é A Secretária da Rita, acho que deve estar quando se clica no meu perfil :) o link é sitio-acolhedor.blogspot.com

    relativamente à questão do baptismo, sinto-me mais segura porque para mim a minha crença em Deus (e atenção, em Deus, não naquilo em que a instituição da igreja católica se tem vindo a tornar ao longo dos anos) sempre foi algo em que me apoiei e de onde retirei muitas forças. acredito além disso que ao estarmos baptizados estamos mais "protegidos" contra certas forças menos boas, como se estivéssemos debaixo da protecção de algo benigno. não se se me fiz entender bem, e tenho noção de que muita gente olha para mim como se fosse tonta por causa destas coisas em que acredito lol, mas como diz o meu marido, "a religião é algo que, quem não acredita, não entende porque razão as pessoas que acreditam necessitam tanto dela, e você-versão". Ou seja, não consigo pôr totalmente por palavras por que razão me sinto mais protegida, mas a verdade é que sinto :)

    ResponderEliminar
  4. Não acho nada tonto. Na verdade todos temos fé em algo, seja em Deus ou msm na ciência. A própria teoria da evolução que a maioria das pessoas crê, para mim, é um grande ato de fé pois é apenas uma teoria.

    Mas amanha venho falar melhor sobre isso da tua crença, comentar o meu ponto de vista :) agora vou ali ver a minha pequerrucha que ta na hora da caminha! ah, e dps com calma vejo o teu espaço...beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana.

    Permite-me comentar este teu post com uma pergunta:
    Porque vais inscrever a tua Bella na escola primária?

    Porque no fundo o baptismo é isso mesmo. É iniciar uma criança no seio de uma família cristã. Onde poderá aprender (aqui a palavra chave é mesmo essa - "aprender") a ser uma pessoa melhor.
    Se quiseres levar a Bella à missa, não faz sentido a baptizares?
    Porque se uma pessoa que se diz cristã praticante (acho que o termo "cristã não praticante" uma aberração) fará os possíveis para passar os ensinamentos às pessoas que estão dependentes deles, não é?

    E atenção que ainda não tenho opinião formada sobre o que fazer com a minha criança assim que ela nascer! :)

    Beijinhos,
    AR

    http://diariodeumpaifeliz.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ola aos dois...deixei passar isto e esqueci-me...mas volto ao assunto.

    Rita, acho que ja disse os meus motivos no comentario que deixei no teu blog sobre o batismo e acho que expressei a minha opiniao :) mas na mesma falarei novamente tambem para responder ao André :)

    Então, se forem ler a Biblia em nenhum lugar está mencionado que devemos batizar bebezinhos. Jesus foi batizado aos 30 anos, quando pretendia iniciar o seu ministerio e para dar o exemplo e testemunho de quem era e o que iria fazer.

    O batismo que a biblia me ensina nao serve para proteger ou salvar alguem, mas sim para dar o testemunho PESSOAL da pessoa que é batizada, um testemunho de fé e de aceitaçao de Deus nas suas vidas, algo que nao pode ser decidido pelos pais ou por mais ngn. Para mim podemos criar os nossos filhos com a fe que temos sem inicia-los num ritual. Afinal o batismo é demonstraçao de fe dos pais ou de quem é batizado? Para mim é de quem é batizado porque é isso que leio na biblia.

    Reocmendo a leitura dos evangelhos do novo testamento, só assim poderão ter uma opiniao mais exata sobre o batismo e nao sobre o que a igreja catolica "ensina" ou dita.

    Nao é por um bebe ser batizado ou nao que mudaremos a forma de criaçao e os valores que queremos passar. Mas um dos valores que quero passar a minha filha é este: aprende, analiza, pergunta, compreende e ESCOLHE.

    ResponderEliminar